Podcast 2 em 1 #105 – Mudança de Hábito

Nesse episódio, Davi, Junior, Cacau e André tentam mudar alguns hábitos! (Duração – 1:07:11)

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  • Celso Rosa Jr.

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    • Cacau Marques

      Hauahauahauahaha

  • Gabriel Tuller

    Episódio bem legal sobre o assunto pessoal! Eu sempre gostei de estudar sobre o assunto e aplico algumas coisas no meu dia a dia. Uma coisa que eu costumo fazer pra explicar hábito é diferenciá-lo de costume. Hábito é o que vc faz e sabe que faz, como por exemplo fumar, escovar os dentes, etc. Costumes são as coisas que vc faz mas não tem noção de que faz, características de países, Estados, cidades e famílias.

    No livro “o poder do hábito” tem umas explicações de como nossos hábitos funcionam e como podemos melhorá-los. Não tem como nós deixarmos de ter um hábito. Hábito não se perde, se substitui. Funciona como o ciclo que o André comentou: Começa com a “deixa” do que vc quer, a rotina daquele hábito e a recompensa por fazer aquilo. O que o André comentou sobre usar a academia pra ouvir podcast é o que é mais recomendado pra implementar um novo hábito. Ao invés dele colocar na mente que ele vai “pra academia se exercitar”, colocou na cabeça que ele vai “ouvir podcast na academia”.

    Outra coisa que é importante é a criação da rotina na implementação de um novo hábito. Tem gente que diz que precisa de 21 dias seguidos de uma mesma tarefa pra vc começar a adquirir o hábito de fazer aquilo. Então consistência é importante pra ter um novo hábito. Se possível, fazer a ação no mesmo horário e na mesma hora, pro cérebro acostumar com a inclusão dessa nova tarefa no dia.

    E por fim (se não vou continuar escrevendo sobre o tema), o importante é começar devagar, que nem o Cacau falou. Temos uma tendência a querer mudar nossa vida de cabeça pra baixo de um dia pro outro, e quando isso não acontece, ficamos frustados e voltamos a praticar os hábitos que queríamos perder. Começar com os “passos de bebê” é importante para começarmos a criar a nossa rotina de consistência, persistência e evolução. Estudando guitarra, eu ouvi uma vez do Roger Franco, um excelente guitarrista, que ele colocava o metrônomo dele aumentando 1bpm por dia, ao invés de aumentar de 20 em 20 ou 40 em 40. Fazendo isso, em 1 mês vc avança 30bpm a velocidade que vc toca, mas acaba não percebendo pq a mudança vem a longo prazo e vc acostuma com a rotina. Aquilo se torna prazeroso e dá ânimo pra continuar.

    Então começar devagar, com uma pequena evolução todo dia (1% melhor todo dia) e organizar a mente pra substituir uma tarefa chata por uma outra boa é o que faz criarmos bons hábitos e vivermos mais satisfeitos.

    =)

    • Cacau Marques

      Esse podcast era perfeito pra vc participar! Mas no dia vc tava em outra gravação.

  • Sobre o hábito de devocional, tem um livro chamado 49 dias de encontro com o Pai. Indiferente do conteúdo teológico do livro, a ideia é que ao fazer algo por 49 dias, ele torna-se um hábito. A metodologia adotada para o devocional é RMAC, iniciais de Receber (oração inicial), Meditar (meditar e refletir no texto bíblico), Aplicação (como aplicar e fazer a Bíblia ser parte da sua vida) e Compartilhar (não guardar o conhecimento pra si).

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Cacau Marques

      Ótima dica

  • Melissa

    Junior, sobre suas listas, use Wunderlist é um app tem versão pra desktop e vc não precisa ficar copiando tudo não cumprido para próximo dia 🙂

    • Cacau Marques

      Mas o prazer dele é copiar 😂